sexta-feira, 3 de Maio de 2024  13:51
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Sopa de Abóbora

Sopa de Abóbora

Retire a pele à abóbora e corte-a em pedaços. Lave muito bem o alho francês e corte-o em fatias finas. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
04-09-2012

Administração do Porto da Figueira da Foz concessiona estaleiros navais do Mondego.


A Administração do Porto da Figueira da Foz assina na quinta-feira o contrato de concessão dos estaleiros navais do Mondego. Está ...

A Administração do Porto da Figueira da Foz assina na quinta-feira o contrato de concessão dos estaleiros navais do Mondego. Está assumida a reintegração de todos os ex-trabalhadores dos ENM e prevista a criação de mais de 300 postos de trabalho diretos no estaleiro, até ao funcionamento em velocidade cruzeiro.

A concessionária Atlanticeagle Shipbuilding assegura a manutenção da vocação dos estaleiros no âmbito da construção e reparação naval e a valorização dos postos de trabalho e da integração dos ex-trabalhadores dos estaleiros.

Para além da reparação naval, haverá outras atividades industriais relacionadas com a reparação ficando estabelecido um prazo 20 anos para a concessão, prorrogáveis por mais 5.

Esse acordo será assinado na quinta, às 11h30, na presença de José Luís Cacho (na foto), Presidente do Conselho de Administração do Porto da Figueira da Foz.

Os Estaleiros Navais do Mondego situam-se na margem esquerda do rio Mondego, no concelho da Figueira da Foz, e sua existência remonta a 1944.

Durante décadas viveu períodos de grande expansão na construção e reparação naval.

Em 2006 os ENM foram vendidos pela Fundação Bissaya Barreto à empresa espanhola Cotnsa S.A., mas, em Abril de 2012 a sociedade Estaleiros do Mondego S.A. foi declarada insolvente por sentença proferida pelo Tribunal da Figueira da Foz.

A sociedade insolvente era titular de um alvará de licença emitido pela Administração do Porto da Figueira da Foz (APFF), que lhe permitia ocupar uma parcela dominial com uma área de 51.000 m2, destinada ao funcionamento duma unidade de estaleiros navais.

Considerando a insolvência da sociedade Estaleiros Navais do Mondego, S.A., a APFF determinou a caducidade do referido alvará, bem como a reversão a seu favor de todas as instalações e edificados.

Em 9 de maio de 2012, foi lançado o denominado “Concurso Público para a Concessão de Instalações Destinadas à Reparação Naval e Atividades Conexas”, cuja tramitação conduziu à adjudicação da proposta da empresa concorrente Atlanticeagle Shipbuilding, Lda., com a qual a APFF assinará o respetivo contrato de concessão, no próximo dia 6 de setembro de 2012.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®